Notícias

/Greennews

GreenNews

Por que o corte do MDF reflete na performance e qualidade do produto final


A performance e qualidade do corte das chapas de MDF é influenciada por diversos fatores – entre eles o modelo do disco utilizado no corte, a serra, a qualidade dos insumos e o processo de fabricação. No entanto, o resultado buscado pelos profissionais que manuseiam tal produto é um corte sem quebras na película melamínica do MDF.

Para alcançar esse objetivo, é preciso qualidade no maquinário, cuidado no manuseio e, também, atenção à altura da serra em relação à bitola das chapas que estão sendo utilizadas.

Para facilitar o processo diário, reunimos o que fazer e não fazer no processo de corte.

Na imagem abaixo, é possível ver que a serra está configurada com uma altura excessiva, fazendo com que apenas dois dentes das lâminas estejam alinhados com o ponto de corte. Quando esse tipo de técnica é utilizado, os profissionais sofrem maior quebra da película melamínica.

GreenPlac

Felizmente, evitar este contratempo, tanto na entrada quanto na saída do dente da serra, é simples. Para isso, é preciso trabalhar com o disco de serra, de forma que as lâminas alinhadas à área de corte coincidam com a maior quantidade de dentes – assim como na imagem abaixo, que tem quase quatro dentes alinhados à bitola.

GreenPlac

Afiação também influencia resultados
Com essa técnica, o corte do MDF se torna ainda mais fácil, pois aplica menos força na retirada de material, evitando danos à película melamínica na parte inferior. Uma dica boa é testar antes do corte real, medindo a altura do dente em relação à parte superior do substrato, que deve ser igual a 10 mm.

De acordo com os fabricantes, é difícil mensurar a quantidade de afiações que cada disco suporta, porém, o consenso é de que o maquinário suporte uma média de até 8 afiações. No entanto, esta característica também está relacionada a vários fatores de uso e é preciso se atentar a cada um deles.

Para garantir que se tenha o máximo de proveito da ferramenta é preciso tomar alguns cuidados:

  • Fazer uma limpeza semanal do disco para impedir o acúmulo de material entre os dentes e assim evitar afiações desnecessárias.
  • Fazer a afiação assim que perceber quebra da película melamínica durante o corte, pois com a demora mais material da serra será perdido na afiação e consequentemente diminuirá sua vida útil.
  • Sempre guarde o disco na sua embalagem original quando não estiver utilizando.
  • Não é indicado fazer a substituição dos dentes danificados na hora da afiação.

Seguindo essas orientações e mantendo a atenção aos detalhes técnicos é possível alcançar maior eficiência e qualidade de acabamento no MDF e móveis desenvolvidos.

/voltar

Copyright© 1966-2024 • Greenplac - Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade